segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudo e produção do gênero "Convite"


Estamos convidando você e a sua família para o nosso casamento no dia 09 de outubro de 2012


Horas: 9h:30min


Local:Capela Nossa Senhora das Graças


Logo após a celebração almoço e festa na Aspumeb 

Maria de Fátima e Eduardo

Estudo e produção do gênero "convite"

Venha participar do meu CHÁ DE BEBÊ



Data:12/07/2012


 Horário:14h:00

 Local:Na casa da minha mãe. 


Será importante essa festa para eu reunir as minhas amigas. 




 De: Bruna 

Para: Amada Marlene.
 Bruna Vitor da Cruz. Aluna da Sala de Apoio à aprendizagem da Escola Estadual Arthur Ramos. Engenheiro Beltrão. 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Panelândia (artigo de opinião)

   Moramos em um lugar onde era cheio de panelas, todo lugar onde íamos as panelas eram referência.
    Diziamos que morávamos na Panelandia em vez de Ivailândia.Quando dizemos que moramos em Ivailândia as pessoas dizem não conhecer, mas a hora que falamos que é onde tem as panelas, na hora se lembram do lugarzinho onde nos escondemos.  Passou até na TV dizendo que deveríamos mudar o nome, em vez de Ivailândia chamaria Panelândia.
   A venda das panelas sempre foi um modo de sobrevivência mas no ano passado duas grandes empresas se uniram e tiraram praticamente todas as barracas e as pessoas tiveram que arrumar outra maneira para trabalhar e sustentar suas famílias. Além de proporcionar 
muitos empregos para os habitantes daqui passavam muitas pessoas pela rodovia e ficavam admiradas com a quantidade e diversidade de panelas. 
   Sobraram, ainda, algumas barracas com suas diversidades. Mas agora perdemos essa referência. Seria muito melhor se os gananciosos deixassem que a tradição continuasse e não destruíssem o lugar onde abrigava vários empregos e a cultura do lugar onde vivo.







Thais de Oliveira aluna do 3º ano da Escola Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione. Ivailândia. 2012. (Professora Priscila Pereira)

A beleza pura (produção de artigo de opinião)

O lugar onde eu vivo não há muito do que se falar, mas é um lugar especial. As belezas daqui não se comparam a nenhum lugar, cada cantinho é único é incomparável.
 Há rios belos com paisagens inspiradoras, eu diria que são ate de tirar o folego. O por do sol todo lindo e exuberante, os passáros cantando por toda parte.
 Um lugar calmo de tranquilidade, aqui temos matas intocáveis, lugares que se nota o diferencial de lugares onde o homem ainda não mexeu, não sei por quanto tempo irão deixar.
Enfim, é ao anoitecer que tudo fica mais lindo, e a beleza se intensifica no céu azul repleto de estrelas, parece bobagem falar de estrelas , mas em grandes cidades, cheias de prédios e tudo mais, não há como apreciar a beleza de um céu estrelado.





Franciele Fabiana Vieira Pinto aluna do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione. Ivailândia.2012.

O lugar onde moro (produção de artigo de opinião)

No lugar onde eu moro a usina que produz álcool e açúcar, utiliza a cana como matéria prima, a qual para que seja cortada, primeiro é utilizado a queimada, e é esta que faz mal a todos, desde problemas com a saúde à poluição do meio ambiente.
A fumaça das queimadas é o principal motivo das doenças respiratórias como o aumento dos casos de asma e bronquite.
As queimadas também destroem a nossa camada de ozônio, pois libera gazes para a atmosfera. Também prejudicam o meio ambiente , matam animais e tudo isso sem contar, a sujeira que a fuligem faz, a qual parece uma chuva de carvão caindo do céu.
 Por isso que em algumas regiões, já foi aprovada uma lei que fica proibido qualquer tipo de queimada.
 No lugar onde moro essa lei deveria ser colocada em prática, para o bem estar de todos para termos assim uma cidade mais limpa e ecológica.



 Daniele Bervald aluna do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione. Ivailândia. 2012.

Ivailândia (produção de artigo de opinião)

   O lugar onde vivo não é o melhor lugar de se viver, não tem muitos trabalhos ,infraestruturas e não é boa na saúde, mas é um lugar gostoso pois não tem aquele barulho de buzinas de carro, aquela poluição de cidades grandes.
    Ivailândia é sossegada. Um lugar ideal para criar os filhos. Muitos jovens reclamam de Ivailândia não tem nada pra fazer, há poucas pessoas e é parada, mas os mais velhos já dizem o contrário, que não tem o que se queixar porque é todos se conhecem e convivem bem.
   Onde eu moro tem uma tradição: há muitas barracas com panelas, de todos os tamanhos, de diversas variedades e por isso é chamada de “panelândia”.
   Gosto do povo, da cultura e da calmaria. Se você procura tranquilidade, Ivailândia é o melhor lugar.




Luiz Felipe de Meira aluno do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione. Ivailândia. 2012.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BIOGRAFIA DE BRUNA VITOR DA CRUZ

Maria de Fatima dos Santos nasceu na pequena cidade de Engenheiro Beltrao - PR dia 20 de agosto 1999 é uma garota estudiosa e adora sair de casa. Mas para se alegrar mesmo precisa estar perto da família.Gosta de cantar e não tem momento triste. Na vida sonha em ser veterinária,construir uma família e mantê-la unida. Quando pequena enfrentou muitas dificuldades.Era muito sensível e não gostava de falar sobre a relaç]ão com pai. Teve amigas que ajudaram e ficou ainda melhor quando começou a participar da sala de apoio com a professora Priscila, uma professora excelente e muito atensiosa. Maria e torcedora do Santos,timão do coração, santista roxa e fanática e não gosta quando falam mal do Santos. Essa é Maria de Fatima, uma menina feliz e extrovertida.






  Maria de Fatima dos Santos é aluna da Sala De apoio à aprendizagem na Escola Estadual Arthur Ramos. Engenheiro Beltrão - Pr. 2012.

BIOGRAFIA DE BRUNA VITOR DA CRUZ

Eu nasci na capital de São Paulo em 1997. Com 2 anos de idade eu vim para Engenheiro Beltrão com minha família. Quando a gente veio, minha mãe já tinha separado do meu pai. Entrei na escola e até hoje eu gosto de estudar. Adoro desenhar. Quando não tem aula costumava ir para casa da minha vó, isso antes de meu vô falecer. Agora não vou mais. Minha vó, agora, mudou-se para minha casa.. No primeiro dia de aula de apoio já gostei da professora Priscila. A aula que eu não gosto é Educacão Física e a aula que eu mais gosto é de Matemática e Ciências. Depois que eu saio da escola eu vou direto para casa. As minhas amigas são Larysse,Nathalya, Milena,Amanda,Daniela, e as minhas melhores amigas são a minha mãe e a minha vó. Eu gosto mais de ficar em casa do que ficar saindo pra outro lugares. Assito sempre novelas, desenhos, Silvio Siantos, Didi, filmes e comédias. Eu não tenho namorado porque eu só vou te depois que eu estiver fazendo a faculdade, porque não é preciso namorar agora. Quando eu crescer eu quero ser desenhista. 






Bruna Vitor da Cruz é aluna da Sala de Apoio à Aprendizagem na Escola Estadual Arthur Ramos - Ensino Fundamental. Engenheiro Beltrão. 2012.

domingo, 12 de agosto de 2012

Análise de figuras de linguagem em propagandas






















Trabalho realizado pelos alunos do 8º ano da Escola Estadual do Campo Getúlio Vargas - Ensino Fundamental. Figueira D´Oeste - Pr

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Produção de Carta de Reclamação


Remetente:

Maria de Fátima Soares Santa'na

Rua Iguaçu nº89

BAIRRO: Vila Operária

87270-000 Engenheiro Beltrão - Pr


DESTINATÁRIO: Mercado do Garcia

Rua Rocha Pombo, 291

87270-000 Engenheiro Beltrão - Pr


ASSUNTO: Bolo estragado



Engenheiro Beltrão,06 de agosto de 2012




EXMO( S) SENHOR (ES),



No dia 25 de julho de 2012 me dirigi ao seu estabelecimento situado Rua Rocha Pombo, 291, com a finalidade decomprar um bolo. Após escolher o sabor do bolo levei-o até o caixa e paguei o produto. Ao chegar em minha casa o comi mas não reparei que ele estava com fungos. Tive problemas de saúde por causa disso. Estou devolvendo o restante do bolo e solicito outro, ou então, devolva meu dinheiro. Caso contrário, colocarei sua empresa na Justiça.



Sem mais,


Maria de Fátima Soares Santa'na



Maria de Fátima Soares Santa'na, aluna da Sala de Apoio à Aprendizagem na Escola Estadual Arthur Ramos - Ensino Fundamental. Engenheiro Beltrão - Pr.

Produção de Carta de Reclamação


Remetente:
Maria de Fátima dos Santos

Sitio São Fransisco
87270-000 Engenheiro Beltrão -Pr

Destinatário: Mofato elétros
Rua da Alegria nº500
87270-000 Engenheiro Beltrão

Engenheiro Beltrão, 06 de Agosto de 2012

Assunto: Rádio com defeito


Exmo(s). Senhor (es),

No dia 29 de Julho fui a sua loja para comprar um rádio de presente para minha mãe. Pedi que entregasse em casa. Paguei a taxa de entrega e dei um prazo. Além de chegar atrasado veio com defeito não tocava cd,estou enviando esta carta para que vocês me enviem um aparelho de som que não esteja estragado, da mesma marca e modelo. Caso ao contrário, quero o meu dinheiro de volta ou buscarei meus direitos na Justiça.

Sem mais,

Maria de Fátima dos Santos






 Maria de Fátima dos Santos, aluna da Sala de Apoio à Aprendizagem na Escola Estadual Arthur Ramos - Ensino Fundamental. Engenheiro Beltrão - Pr.

segunda-feira, 30 de julho de 2012








Alunos da Sala de Apoio à aprendizagem da Escola Estadual Arthur Ramos - Ensino Fundamental estudaram e produziram textos com o gênero "carta do leitor".

Análise de Propaganda








Produção de textos dos alunos da Sala de Apoio à aprendizagem (análise propagandas) da Escola Estadual Arthur Ramos - Ensino Fundamental. Professora Priscila Pereira

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nossa Helena




2012 será cenário
De uma grande comemoração
Helena e seu centenário
Motivos de celebração

Nasceu em Cruz Machado
No sudeste do Paraná
Teve seu nome consagrado
Pela poesia que escrevia por lá

Filha de Miguel e Vitória
Viveu 91 anos
Ficará sempre em nossa memória
Sua poesia que lemos e admiramos

Encontrava na natureza
Inspiração para escrever
Suas palavras traduziam a beleza
E a arte de viver

Ao ler Helena percebemos
Que transformava em poesia todo o seu sonhar
Todo detalhe, minúcia da vida
Não fugiam de seu olhar

A alegria do Paraná é tê-la
Seu haicai para nós é arrebol
Deus deu a Helena uma estrela
E Helena transformou-a em sol

Paulo Leminski já dizia
Santa Helena Kolody”
Padroeira da poesia”
A poetisa daqui

Ela é paranaense
Sua poesia não se cala, não se encerra
Ela é a nossa Helena
Poetisa de nossa terra.



Homenagem da Professora Priscila Pereira ao Centenário de Helena Kolody

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Costumes indígenas (em 19 de abril)

 Alguns hábitos que herdamos dos indígenas:



Alunos do 6º ano da Escola Estadual do Campo Getúlio Vargas - Ensino Fundamental. Figueira D´Oeste-PR.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jogral "Nossa Helena" .Figueira D´Oeste

Alunos do 6º ano da Escola Estadual do Campo Getúlio Vargas - Ensino Fundamental fizeram um jogral com a poesia "Nossa Helena" para homenagear o centenário da poetisa paranaense Helena Kolody (1912 - 2004).


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chapeuzinho Amarelo

    Era uma vez uma menina que se chamava Chapeuzinho Amarelo e morria de medo de um lobo.
     Um dia sua avó lhe deu uma cesta de flores para levar a Lara - amiga de Chapeuzinho. Ela estava toda feliz para rever sua tão querida amiga, pegou a cesta e foi indo pela trilha do bosque, quando trombou com um urso, que perguntou:
        - Para onde você está indo?
        - Eu vou para casa da minha amiga, Lara.
        - Ah! Eu também vou para lá!
        - Vai? – perguntou Chapeuzinho.
        - Sim. – respondeu o urso.
        - Então te vejo depois.
        - Ah! Vai pela floresta que você chega primeiro, ta! Tchau.
        - Tchau!
        E lá foi ela pela floresta, andou, andou, até que avistou uma linda casinha: era a casa de Lara! Chapeuzinho começou a correr para chegar logo. Mas quando se aproximou sua amiga não estava lá, e sim o urso. Ficou preocupada com medo de que o urso tenha feito algo com ela.
Então, foi logo ligar par o caçador e quando ele atendeu Chapeuzinho percebeu que a voz igual a do urso e foi tirar a dúvida, indo conversar com o urso.
       - Oi senhor urso, você é o caçador?
       - Sim.
       - Mas, então, porque está vestido assim?
       - Estou assim para atrair os ursos e lobos, para caçar com mais sucesso.
        - Ammm! Mas o que o senhor está fazendo aqui?
        - Estou aqui, pois me ligaram falando que havia um lobo, aqui pela região.
        - Nossa! Eu morro de medo de lobo.
Eles ficaram lá conversando até que resolveram continuar a procura pelo lobo.
De repente viram algo rápido passar, era o lobo, foram atrás dele até que o pegaram, amarraram-no. Viram que havia algo de errado, pois sua cabeça parecia estar solta, Chapeuzinho muito curiosa pegou e puxou a cabeça e viu que na verdade não havia lobo nenhum, era só a Lara vestida assim para espantar os passarinhos.
Então lá ficaram os três, conversando e rindo um com o outro.



(Marcela Rispar - aluna do 6º ano da Escola Estadual do Campo Getúlio Vargas. Figueira d´Oeste. 2012)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Centenário de Helena Kolody - CEEBJA Elias Abrahão

Alunos do CEEBJA Elias Abrahão, de Engenheiro Beltrão, analisaram haicais da poeta paranaense Helena Kolody (1912-2004).
Clique no link abaixo e assista ao vídeo:







Professora Priscila Pereira

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Encenação de crônicas

Após leituras de livros do autor Luis Fernando Veríssimo e escreverem resenhas críticas, os alunos do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Gabriel Scipione, de Ivailândia -Pr, encenaram crônicas e montaram um vídeo.

Para assistir clique no link abaixo:





Professora Priscila Pereira

domingo, 15 de abril de 2012

Aprender brincando: uma ferramenta pedagógica



Com a geração informatizada de alunos que lidamos precisamos de novas maneiras de ensinar: uma linguagem atual, métodos lúdicos e ambiente aprazível.

A brincadeira é um recurso de aprendizagem que desenvolve a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas, a inteligência e o racíocinio criativo dos alunos.

Sair da tradicional sala com quadro e carteiras se tornou, para mim, uma ferramenta pedagógica na qual vejo resultado no desenvolvimento da aprendizagem e conhecimento e no prazer em que os educandos têm em participar destas aulas.



Professora Priscila Pereira

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vanguardas europeias -
































As vanguardas europeias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, em que iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes.
“Vanguardas”, por se tratar de movimentos pioneiros da arte e da cultura e “europeias” por terem origem na Europa.












(3ºano do Colégio Estadual do Campo Gabriel Scipione. Ivailândia.2012)