segunda-feira, 5 de março de 2012

A comida vista com um olhar diferente



A mesa voadora é uma obra de luís Fernando Verissimo, um escritor gaúcho, muito respeitado em todo o país. Nascido em Porto Alegre (26 de setembro de 1936) não é somente escritor de crônicas, mas também de textos de humor, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, romancista e músico. Seu pai também era escritor, e Verissimo herdou dele o grande talento de escrever.
Suas obras não são encontradas somente em livros, são uma incrível diversidade, foram inclusive adaptadas para o cinema, teatro, televisão, quadrinhos entre outros. Essa diversidade é muito importante para sua carreira, pois nem todo mundo adora ler, mas as vezes tem curiosidade de conhecer suas obras através de um filme ou peça de teatro, assim, podem também curtir as belíssimas obras desse grande autor.
A mesa voadora foi a terceira obra que Veríssimo publicou. Fala principalmente em comida e suas experiências vividas, viagens, mais nunca fugindo deste tema principal, a comida em geral, seja ela doce ou salgada, desde a mais cara à mais barata. Muito bem humorada, A mesa voadora ,na maioria de suas crônicas, se passam em Paris, desde restaurantes sofisticados chegando até a falar de pequenos bares.
E por falar em restaurantes se há algo que Verissimo não gosta de maneira alguma, são os garçons e maítres que na maioria dos restaurantes fingem que não ouvem ninguém, os chama de completos surdos, e quanto mais você tenta chamar a atenção dele, aí que eles não te escutam e nem te veem mesmo.
Verissimo fala do cotidiano de uma forma atual, e de uma maneira pra lá de engraçada, certas situações que às vezes passamos mas nem paramos para pensar o quão divertidas são. Ele dá muita ênfase em pequenos detalhes, que é onde está a graça. No final de algumas crônicas registra uma grande criatividade. E por falar em fim, muitas das crônicas de Verissimo têm um final inesperado ou impensável que o leitor nem mesmo poderia imaginar.


(Francieli Fabiana Vieira Pinto, aluna do 3º ano "A" do Colégio Estadual do Campo Gabriel Segundo Scipione. Ivailândia. 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário